Benefícios Da Quinoa: Boa Para Emagrecer

Resultado de imagem para Quinoa

Benefícios Da Quinoa: Boa Para Emagrecer

Você também já ouviu falar da quinoa quinoa e seus benefícios para a nossa saúde? Em qualquer revista, blog que lemos, encontramos este grão como um dos mais recomendados para qualquer dieta saudável e como o alimento indispensável em qualquer regime para perder peso. Se bem é certo que se tornou popular nos últimos dois anos, não se trata de uma mera moda, já que as suas propriedades são tão variadas como boas. Vamos dar uma volta 5 pontos que você deve saber sobre este alimento.
O ouro dos incas
Há mais de 5.000 anos, nas altas montanhas dos Andes, os incas começaram a cultivar quinoa, como um de seus cultivos, crendo que lhes dava poder e resistência aos seus guerreiros. A quinoa também era utilizada em rituais cerimoniais. E quando os colonizadores europeus chegaram às terras da América do Sul no século XVI, se queimaram e destruíram os campos de quinoa como parte do esforço para aniquilar a cultura inca.
Ainda assim, este grão sobreviveu graças a que cresce de forma selvagem nas montanhas, e que também se continuou a cultivar em segredo, em pequenas quantidades. Na década de 1980, dois norte-americanos encontraram com este milenar grão e descobriram o nutritivo, que é para a saúde, de maneira que começou a ser cultivado nos Estados Unidos, disparándose sua popularidade progressivamente por todo o mundo.
Conhecendo mais sobre a quinoa

Resultado de imagem para Quinoa
Apesar de que se cozinha e se come, como um grão, a quinoa é tecnicamente uma semente e se relaciona com o espinafre, a acelga e beterraba. Cresce melhor em regiões muito montanhosas, de mais de 3.000 metros sobre o nível do mar, e prospera em solos pobres, ar e clima extremos. Os talos de quinoa medem entre 0.9 e 1,8 m de altura, e cada planta pode produzir até um copo de sementes.
As sementes são arredondadas, quase do mesmo tamanho que as sementes de gergelim, milho, e são encontrados em uma grande variedade de cores, do vermelho ao roxo, verde, amarelo. Mas a semente de quinoa mais comum, a que se encontra mais facilmente em lojas de alimentos naturais na seção de produtos eco/orgânicos dos supermercados, é a de cor cru-acinzentado.
Uma proteína completa e muito mais
A quinoa é uma proteína e alimento completo se você quiser entrar em um Desafio para emagrecer de forma inteligente, o que significa que contém todos os aminoácidos essenciais para as nossas necessidades nutricionais. As proteínas completas são pouco comuns no mundo das plantas, o que a quinoa é um alimento excelente para os vegetarianos e os veganos, para qualquer pessoa que procurar uma fonte de proteína saudável. Também é rica em ferro e cálcio, e é uma boa fonte de fibras, magnésio, manganês e cobre.
Cozinhar com quinoa

Resultado de imagem para Quinoa
A maior parte da quinoa disponível no mercado já foi limpa, mas ainda assim se lhe deve dar uma lavagem a fundo antes de ser cozida, para ter certeza de remover qualquer resto de saponinas, uma resina de sabão que protege as sementes enquanto estão crescendo, o que pode dar um sabor amargo se não for removida.
Combina uma xícara de quinoa com dois copos de água de caldo, deixe ferver, e depois deixe cozinhar em lume brando durante 10-15 minutos, até que as sementes estejam transparentes e o germe de estas se desenrola para formar uma pequena cauda”. A quinoa tem um sabor ligeiramente sorvete de amêndoas e uma textura cremosa. Com ela é possível fazer deliciosas panelas com legumes, seitan carne, e também pode ser adicionado a sopas, ensopados.
O grão livre de glúten por excelência
A quinoa é livre de glúten de forma natural, o que é um excelente alimento para celíacos ou outras pessoas que seguem dietas sem glúten. A farinha de quinoa é ideal para assar biscoitos, pães e bolos, e os flocos de quinoa são um substituto perfeito da aveia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *