4 Passos Para Converter A Leitura Em Um Hábito


4 Passos Para Converter A Leitura Em Um Hábito

Tanto as perguntas que me fazeis por e-mail, como nas redes sociais, vejo sempre a pergunta: ‘Como posso saber mais?’
Ler mais é um propósito que nos propomos no Ano Novo, algo que se incentiva na escola e sobre o que nossos pais insistem muito. E não é que não vamos ler, porque passamos o dia lendo, seja na tela de nosso telefone no computador.
O que não fazemos é ler o que realmente gosta, curtindo esse tempo sem distrações.

Qual é o seu nível de leitura?
Você é um leitor lento, médio, rápido? Faça já o nosso teste de leitura e compreensão para saber.

1. Estabeleça um objetivo claro e acessível
Quer ler mais, e isso é maravilhoso. Mas, quanto é leia mais para ti? Como Se trata de ler um livro por mês? Gostaria De passar mais horas de leitura por dia? O De avançar, pelo menos, três capítulos por semana?
Ter um objetivo claro e acessível é fundamental, e é importante que cumpra essas duas características.
Com a clara me dizer que você sabe exatamente o que tem que fazer para se sentir satisfeito. Você pode decidir leia 20 minutos por dia, um capítulo antes de dormir, leia um livro por mês. Este último me parece menos dinheiro, porque não estabelece uma rotina e você pode encontrar-se com o problema de não ter lido nem uma única página a cinco dias de terminar o mês, o que você vai agobiar muito.
Que seja acessível e realista também é importante. É difícil passar de zero a cem em uma semana, então, talvez você se sinta mais confortável começando por pequenas quantidades.

2. Conhece-te a ti mesmo
Normalmente nós somos nossos piores inimigos, e também quem melhor nos conheça. Se você sabe que a noite está sempre muito cansado que você vai preferir ver uma série de tv… Não deixe para a última hora!
Criar um novo hábito é complicada, e por isso há que começar usando todas as estratégias possíveis. Você se conhece melhor do que ninguém, mas aqui estão algumas idéias adicionais:

3. Encontrar alguém que partilhe a sua motivação
Fazer as coisas em companhia sempre é mais fácil, mas encontrar a pessoa certa para fazer isso é um desafio.
Normalmente consideramos muito amigos e familiares, o problema é que estes nos costumam querer demais. Com isso eu quero dizer que se um dia não temos tempo, eles vão ser detalhados e não nos vai criticar. Se ao final da semana só vimos dois dias, certamente não nos dizer nada.

4. Cria um ambiente onde se valorize a leitura
O lar é um dos lugares onde mais tempo costumamos passar e onde fazemos a vida ‘familiar’. Não é o mesmo que tentar criar um hábito em um lugar onde nada disso tem importância, que fazê-lo em uma casa cheia de livros e onde vários de seus integrantes lêem com regularidade.
Pregar com o exemplo, diz-se.

No entanto, às vezes é difícil e nem todo mundo tem as mesmas motivações que nós. Por isso, insisto em que encha de coisas que você gosta aquele outro lugar que certamente visitas diariamente: suas redes sociais.
As redes sociais não servem apenas para estar em dia com as coisas que querem compartilhar nossos conhecidos, mas para seguir as tendências e compartilhar o que gostamos. Agora há páginas de Facebook, canais e contas de Twitter especializadas. Há grupos com objetivos claros e milhões de pessoas interagindo constantemente.
Há muitas mais coisas que você pode fazer para tornar a leitura desse hábito que tanto quer, mas estes quatro passos que me parecem essenciais se você realmente quiser construir algo estável. Claro, tem trabalho e perseverança, e é algo que se paga a longo prazo.

Por isso, se você quiser continuar incentivando a leitura e melhorando ao fazê-lo, eu recomendo que você faça o download da minha orientação gratuita sobre os 21 erros mais comuns em que os leitores de hoje em dia cometem. Com ela corrigirá muitos dos erros básicos que fazem um leitor mais lento. Veja: Tcc sem drama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *